Remédio para acne pode provocar alterações no coração

[Primeira de quatro matérias sobre Ciência e Tecnologia realizadas para a disciplina de Jornalismo, Ciência e Tecnologia]

Diego Moura

Um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas da UNESP de Botucatu mostrou que a isotretinoína, principal componente do Raocutan, remédio mais utilizado para combater a acne,  causa alterações estruturais no coração humano. A substância é uma das variações do ácido retinóico.

A pesquisa inicialmente estudou ratos e, em seguida, pacientes humanos. Foram observados vinte jovens do sexo masculino, entre 13 e 24 anos que ingeriram, ao longo de dez semanas, uma dosagem diária de 0,5 mg/kg de isotretinoína.

Paula Gaiolla, uma das pesquisadoras que propôs o estudo, explica: “Em ratos, no coração normal, sem agressão, o ácido retinóico levou à hipertrofia e à melhora da função – parecia benéfico, semelhante à alteração observada com exercício físico. Após o infarto agudo experimental, o ácido retinóico atenuou a remodelação e melhorou a função do coração.”

Já em humanos que utilizaram isotretinoína, houve aumento da massa ventricular, com redução das cavidades e diminuição do volume sistólico, ou seja, a quantidade de sangue ejetada a cada batida do coração.

Apesar dessas indicações, ainda não é possível demonstrar se os efeitos cardíacos causados pelo ácido retinóico são benéficos ou maléficos. “Temos um trabalho em andamento, em que estamos estudando o coração destes pacientes antes da medicação, com seis meses de medicação e dois meses após terminarem o tratamento. Teremos uma resposta, acredito que nos próximos dois anos, mas o caminho ainda é bem longo”, finaliza.

—-

A pesquisa foi publicada no International Journal of Cardiology.

Anúncios

Sobre Diego Moura

Jornalista com experiência em comunicação corporativa na área de mineração e assessoria de imprensa em organização pública. Um dos autores do livro-reportagem "Não foram apenas as unhas - As mulheres no inferno da ditadura". Atualmente, tem interesse em trabalhos em redação e cobertura jornalística. É autor do blog "Textos para pensar".
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s