Silvio Santos e suas brincadeiras de mau gosto

Silvio Santos adora ser inconveniente. Suas “brincadeiras” se dirigem à plateia, composta pelas mulheres das caravanas – as “colegas de trabalho” do apresentador – até seus convidados e contratados. Nem a filha do apresentador escapa às suas bizarrices.

No “Programa Silvio Santos”, que foi ao ar no último domingo (15/07), o ex-dono do Baú constrangeu Aysha Benelli, de nove anos, uma das atrizes da novela Carrossel.

No quadro “Não erre a letra”, ao chamar a garota para cantar, Silvio Santos fez brincadeiras com relação a comida e perguntou quantos quilos ela pesava.

Nitidamente acima do peso, a garota ficou constrangida ao responder “quarenta e cinco”.

A personagem que ela interpreta na tal novela sofre com essas brincadeiras. As mesmas piadas que Silvio Santos faz em seu programa. Lá é ficção; aqui, vida real.

Lembrei-me do caso da menina Maísa, que Silvio Santos fez chorar em seu programa. À época, o SBT foi levado à Justiça e a menina proibida de gravar ao lado do dono do SBT.

O que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente?

O ECA  é bastante claro:

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

Art. 18. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

Nos vídeos a seguir, veja a brincadeira com a criança e o “enfoque” que Silvio Santos dará.

Pode parecer uma brincadeira inocente de um idoso desbocado, mas não é.

Disseram que eu estava exagerando. Mas…

E vocês, o que acham?

Anúncios

Sobre Diego Moura

Jornalista com experiência em comunicação corporativa na área de mineração e assessoria de imprensa em organização pública. Um dos autores do livro-reportagem "Não foram apenas as unhas - As mulheres no inferno da ditadura". Atualmente, tem interesse em trabalhos em redação e cobertura jornalística. É autor do blog "Textos para pensar".
Esse post foi publicado em Cotidiano e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Silvio Santos e suas brincadeiras de mau gosto

  1. Lucas disse:

    é eu concordo totalmente que ele já passou dos limites faz tempo com a desculpa que “sou velho então foda-se falo o que quero”.. fora que se tornou comum toda semana uma bizarrice diferente para aparecer, é cabelo, calça que cai, e não sei mais o que..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s