ESPECIAIS: Empire State e World Trade Center

Empire State Building e World Trade Center

Por Camila Savioli

Depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, qual é o prédio mais alto e famoso de Nova York? Sim, estou falando do Empire State Building! Quando você anda pela 5ª avenida, logo você enxerga o prédio! E de perto, é mais lindo ainda! O Empire State Building é um arranha-céu que fica na 5ª avenida com a 34th Street. Antigamente, no local do prédio, era uma fazenda de John Thonson no século XVIII. Foi projetado por Gregory Johnson e sua empresa de arquitetura Shreve, Lamb e Harmon.

O prédio foi construído em um ano e sua inauguração foi em Maio de 1931. A abertura do Empire State ocorreu na época da Grande Depressão dos Estados Unidos e, como conseqüência, muitos de seus escritórios não foram alugados. A famosa venda do prédio para Roger L. Stevens foi quebrada por um recorde de 51 milhões de dólares em 1951. Até esse ano, esse foi o maior preço já pago por um edifício na história do mercado imobiliário.

A iluminação do Empire State varia de acordo com os feriados ou eventos do ano. Como por exemplo, no dia de St. Patrick, o prédio fica iluminado com a cor verde.

Agora vou falar a verdade! Eu senti mais emoção ao ver o prédio do lado de fora do que dentro. Claro, a vista de NY do 102ºandar do Empire State é deslumbrante! Mas, como eram férias, estava muito cheio! Levei duas horas para subir até o último andar, porque tinha muita gente! Interessante mesmo é que até o 80º andar o elevador levou apenas 1 minuto para subir! A primeira parada foi no 86º andar. E, finalmente, 102º andar!  Para entrar no prédio, o ingresso custa 22 dólares. Se você quiser ir até o último andar, você paga mais 15 dólares. Poderia ser mais barato, mas tudo bem, o que valeu foi a experiência e a vista linda que eu tive da cidade!

Freedom Tower

No lugar do World Trade Center, estão construindo o Freedom Tower, que fará parte do complexo WTC. Será um edifício de 108 andares, mas apenas 82 andares serão ocupados. Agora, eles usarão vidros temperados nas janelas e nos lados da Freedom Tower com resistência única. Se eles forem atingidos por um avião ou míssil, não estourarão com violência e, sim, quebrarão rapidamente, virando pó. Haverá outros três edifícios para completar o novo complexo, além do World Trade Center Memorial, que também está em construção. Haverá também um museu que mostrará as diferenças das antigas e novas torres do WTC. A inauguração do prédio está prevista para 2013.

World Financial Center - interno

Por último, vou falar do World Financial Center. Esse prédio foi concluído em 1986 com 51 andares e fazia parte do complexo WTC com as ex-torres gêmeas. Foi muito danificado com a queda das torres. No complexo fica um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, o Winter Garden. Nas fotos que serão disponibilizadas, vocês irão ver que esse lugar é lindo e tudo foi destruído com os ataques. Em dois anos, eles conseguiram recuperar tudo. Achei demais.

Você encontrará os quadros das cinco cidades mais lindas do mundo. Claro que o Rio de Janeiro está lá, representando o Brasil. Além do Rio, há as cidades Sidney, Istanbul, Venice e Nova York. Mas quero que vocês prestem atenção no quadro de NY. Durante a visita, uma senhora perguntou ao guia se o pintor era espírita. Ele disse que não, mas a senhora retrucou, perguntando por que ele pintou a cidade de NY com as torres pegando fogo! O guia disse que era a neblina, mas a senhora mais uma vez falou: Desde quando a neblina é vermelha? Achei aquilo um pouco assustador. Afinal, esse quadro foi pintado de 1988 a 1989. Mas claro que, observando direito, a pintura retrata NY à noite, misturando a iluminação da cidade com a neblina. Mas, todos ficaram receosos no momento. Os quadros foram feitos pelo pintor Craig McPherson.

Veneza

Para finalizar, você encontrará no World Financial Center, um memorial que foi feito para os 11 funcionários da American Express que morreram nos ataques de 11 de setembro. O memorial é feito de mármore e a pedra que está no meio é um Quartzo que veio de Minas Gerais, segundo o guia que me explicou. Em volta do mármore, está escrito os nomes dos funcionários com mensagens dos familiares. E, em cada nome, pinga uma gota d’água representando uma lágrima. Não vou negar que ao chegar perto desse memorial, eu fiquei bastante emocionada.

Bom, desculpa se o post ficou enorme hoje, mas é que foram muitas coisas legais e interessantes que vi nesses prédios e não podia deixar de contar aqui. No próximo post, vou falar sobre o Lincoln Center.

Anúncios

Sobre Diego Moura

Jornalista com experiência em comunicação corporativa na área de mineração e assessoria de imprensa em organização pública. Um dos autores do livro-reportagem "Não foram apenas as unhas - As mulheres no inferno da ditadura". Atualmente, tem interesse em trabalhos em redação e cobertura jornalística. É autor do blog "Textos para pensar".
Esse post foi publicado em Blogosfera, Cotidiano e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para ESPECIAIS: Empire State e World Trade Center

  1. Caio disse:

    Olá, não sei se você vai poder me ajudar, estou fazendo um trabalho da faculdade que tem como tema o World Financial Center, já pesquisei bastante coisas e achei seu blog, será que poderia me dar uma palinha de como é por lá ? movimentação, facilidades , densidade de pessoas ??? Desde já muito obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s