ESPECIAIS: Central Park

CENTRAL PARK

Por Camila Savioli

Quem nunca ouviu falar no mais famoso parque de Nova York? Sim, leitores, estou falando do Central Park! Esse parque é MARAVILHOSO! É ótimo para caminhar, correr, fazer piquenique, andar de bicicleta ou charrete e o melhor… Apreciar aquela natureza linda.

O Central Park fica localizado no distrito de Manhattan e possui uma área de 3,4Km². Com 150 anos de existência, o parque recebe cerca de 25 milhões de visitantes por ano, além de ser cenário para muitos filmes e programas de TV (principalmente no seriado Friends), o que o tornou mais famoso ainda. Ele foi projetado por Frederick Law Olmsted e por Calvert Vaux. Apesar de parecer um parque natural, o Central Park é ajardinado e possui diversos lagos artificiais, trilhas para caminhadas, duas pistas de patinagem no gelo, um santuário vivo e campos diversos.

Durante o City Tour que fiz em Manhattan, em frente ao Central Park há o Dakota Building, um dos prédios mais famosos de NY. Famoso porque foi onde o cantor John Lennon morou e foi assassinado.

O edifício foi construído de 1880 a 1884. É localizado no Upper West Side. A arquitetura do prédio traz uma forte influência francesa com tendências arquitetônicas que se tornou muito conhecido na cidade de Nova York em 1870. O prédio recebeu o nome Dakota porque no momento em que foi construído, Upper West Side era pouco habitada e considerada como remota, assim como o território de Dakota.

Dakota Building

O prédio era a casa do cantor John Lennon a partir de 1973 e, também, onde foi assassinado. Na foto, você pode ver a entrada do prédio onde John Lennon foi morto. Uma curiosidade sobre este prédio é que um apartamento custa em torno de 18 milhões de dólares. Mas, a questão não é só ter o dinheiro. Aquele que quer comprar um apartamento no Dakota Building passa por uma assembléia feita pelo síndico e vizinhos. Eles irão avaliar a personalidade, educação e até a roupa que a pessoa veste. Se eles não gostarem de você, simplesmente, não poderá comprar o apartamento. E na assembleia, não falam o motivo da rejeição. Aliás, os moradores do Dakota já rejeitaram as cantoras Madonna e Mariah Carey.

Ao entrar no Central Park, você encontra o Memorial Strawberry Fields, que foi colocado em homenagem a John Lennon. Todo ano, a esposa do ex-beatle, Yoko Ono, marca o aniversário de morte de Lennon com uma vela acesa na janela de seu apartamento. No memorial, as pessoas costumam colocar comida e fazer pedidos. Na foto, o leitor pode ver que no memorial colocaram uma cestinha com pães.

Flatiron Building

E por fim, temos o Flatiron Building. Este edifício foi um dos primeiros arranha-céus construídos em Nova York. Foi inaugurado em 1902 e está localizado entre a 5ª avenida, a Broadway e a 23rd Street. O prédio foi desenhado pelo arquiteto Daniel Burnham. O edifício recebe o nome de Flatiron por ter o formato semelhante de um ferro de passar roupas. O bairro em torno do prédio recebeu o nome de Distrito Flatiron, logo após a sua construção. Espero que vocês tenham gostado e no próximo post, para dar continuidade sobre prédios, falarei sobre o Empire State e o World Financial Center.                 

Anúncios

Sobre Diego Moura

Jornalista com experiência em comunicação corporativa na área de mineração e assessoria de imprensa em organização pública. Um dos autores do livro-reportagem "Não foram apenas as unhas - As mulheres no inferno da ditadura". Atualmente, tem interesse em trabalhos em redação e cobertura jornalística. É autor do blog "Textos para pensar".
Esse post foi publicado em Cotidiano, Cultura. Bookmark o link permanente.

3 respostas para ESPECIAIS: Central Park

  1. Amigo disse:

    Muito bom. Texto bem explicativo, com fotos pelo meio, isso faz com que o leitor não ache o texto cansativo. Só não consegui achar a cestinha com pães… rsrs Parabéns Camila, gostei muito.

  2. Camila disse:

    Sério mesmo que você não vai falar o seu nome? to curiosa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s