Professor em Fukushima silenciado após alertar crianças sobre radiação

Um professor de literatura japonesa, que dava aula na cidade de Fukushima, resolveu se demitir após ter recebido ordens do colégio para “não alarmar” os estudantes com medidas de proteção contra a radiação.

Toshinori Shishido tem alertado há dois meses sobre os perigos de se expor à radiação sem as devidas precauções – na região, hoje, a quantidade de partículas radioativas equivalem à exposição recomendada em um ano.

A diminuição com os cuidados se deve às altas temperaturas na região, que estão levando as pessoas – especialmente crianças e jovens – a abandonar máscaras cirúrgicas e não utilizar roupas que cubram totalmente a pele. No caso das crianças, elas estariam brincando em parques usando camisetas “simples”.

“Eu quero sair dessa situação na qual não posso alertar crianças sobre os riscos de se expor à radiação”, diz.

O diretor-assistente do colégio, Kiyoharu Furukawa, informou que a escola apenas pediu a Shishido para não gastar muito tempo falando sobre radiação em suas aulas, pois alguns pais e alunos tinham reclamado. Ele confirmou a saída do professor.

Com informações do Japan Times – clique aqui para ler o original (em inglês)

Anúncios

Sobre Diego Moura

Jornalista com experiência em comunicação corporativa na área de mineração e assessoria de imprensa em organização pública. Um dos autores do livro-reportagem "Não foram apenas as unhas - As mulheres no inferno da ditadura". Atualmente, tem interesse em trabalhos em redação e cobertura jornalística. É autor do blog "Textos para pensar".
Esse post foi publicado em Jornalismo e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s