Os verdadeiros piratas

Do Maria Fro

Estadunidenses, europeus e asiáticos são verdadeiros piratas da Somália

julho 20th, 2011 bymariafro

Novamente o norte da África toma as manchetes do mundo todo com visões de crianças famélicas, esquálidas, subnutridas. Desta vez é a Somália e a ONU pede ajuda mundial. E mais uma vez vemos os Estados Unidos e União Europeia posarem de países humanitários.

Mas como a Somália chegou no grau de empobrecimento e desagregação em que se encontra? Quem são os verdadeiros responsáveis por mais uma vez o mundo inteiro assistir a fome matar no Chifre da África?


Mogadishu, Somália, 19/07/2011 Foto: REUTERS/Ismail Taxta

Os Estados Unidos, países europeus, Japão e China praticam a pesca ilegal, não declarada, não regulamentada no mar territorial da Somália e em outros mares africanos. Na Somália esses países também depositam seus lixos tóxicos.

Essa pesca é proibida em outras regiões do planeta e põe em risco as reservas pesqueiras de países do continente africano.

O vídeo indicado pela @suesaphira nos responde muitas questões.

Anúncios

Sobre Diego Moura

Jornalista com experiência em comunicação corporativa na área de mineração e assessoria de imprensa em organização pública. Um dos autores do livro-reportagem "Não foram apenas as unhas - As mulheres no inferno da ditadura". Atualmente, tem interesse em trabalhos em redação e cobertura jornalística. É autor do blog "Textos para pensar".
Esse post foi publicado em Blogosfera, Cotidiano, Jornalismo, Política, Variedades, Vídeos e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s