Ashton Kutcher e os “feios”

Ashton Kutcher apareceu no táxi do Luciano Huck, no programa Caldeirão do Huck.

As pessoas do lado de fora eram convidadas a entrar no carro e lá descobriam que se tratava do modelo e ator (?). Ele fazia perguntas em português aos “passageiros”. O cômico era constrangê-los com questionamentos capciosos, ao aproveitar a falta de familiaridade do americano com o idioma brasileiro.

Até aí, tudo certo.

Mas, ao encostar o carro, para que duas moças paulistas muito bonitas desembarcassem, Ashton e Luciano depararam com uma mulher negra, com dentes da frente faltando, de aspecto bem humilde que trazia uma criança no colo. Ao ver a movimentação em torno do carro, ela olhou, mostrou para a criança e disse a  Kutcher que o amava muito e que era lindo [fui alertado num comentário que ela se dirigia a Luciano Huck. Vendo de novo, fico na dúvida sobre quem ela está elogiando].

Como reagiu Kutcher à aproximação da mulher? Disse a Luciano Huck: “nossa, como eles são feios”. E completa com a ironia: “‘ah, essa é a Garota de Ipanema'”.

E Luciano Huck?

Não conseguia se aguentar de tanto rir.

Pelo que vi no Twitter, a galera achou graça no episódio – na tag que chegou aos Trends do Brasil.

Temos motivos para nos revoltarmos? Sim e não.

Atitude esdrúxula do modelo e ator (?) seguida pela risada asquerosa do apresentador.

Mas e nossa atitude? Será que não nos comportamos de forma igual ou pior?

Vejam abaixo (aos 13’40”):

Será que ao mesmo tempo em que repudiamos tal atitude não somos hipócritas?

E quando aplaudimos humorísticos que também não fazem outra coisa senão explorar as mazelas humanas? Somos compatriotas da mulher negra e desdentada. E não tem a menor graça ser ridicularizado.

Que pensam vocês?

Anúncios

Sobre Diego Moura

Jornalista com experiência em comunicação corporativa na área de mineração e assessoria de imprensa em organização pública. Um dos autores do livro-reportagem "Não foram apenas as unhas - As mulheres no inferno da ditadura". Atualmente, tem interesse em trabalhos em redação e cobertura jornalística. É autor do blog "Textos para pensar".
Esse post foi publicado em Blogosfera, Cotidiano, Cultura, Mídia, Variedades, Vídeos e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

52 respostas para Ashton Kutcher e os “feios”

  1. Aline disse:

    Nossa, assiste aí de novo viu?! As mulheres falam “Lindo” e “Eu Te Amo” pro Luciano Huck, não pro Ashton. E outra, o Ashton falou “It’s so awful”, não “Eles são feios”. Talvez ele estivesse se referindo a situação da mulher sem dentes, afinal é horrível não ter dentes né? A Rede Globo conseguiu acabar com a imagem dele com a tradução dessa frase :S

    • Disimo disse:

      Aline,

      Assisti novamente e fiquei na dúvida. Pode ser pro Luciano Huck, mas fica meio indefinido.

      A tradução pode ter sido mal feita, mas ele ironiza a “garota de Ipanema”. Isso é muito claro.

      E por último, a imagem do ator (?) e de Luciano Huck, que não se aguenta de rir com a situação da mulher. Lamentável…

      Obrigado pela visita, pelo comentário e retorne sempre! =]

  2. Mirella disse:

    Galera vamos combinar… o fato de uma mulher ser negra não a torna obrigatóriamente bonita, assim como ser branca ou amarela também não. Acho ridículo esse auê em torno de um comentário que qualquer um de nós faríamos, ou alguém aqui acha bonito uma pessoa sem dentes?!! Todos temos o direito de achar algo feio ou bonito. Que hipocrisia isso! Tem mais, vale avaliar o contexto do que foi apresentado, tudo foi uma brincadeira despretenciosa senão seria deselegante ter falado de boca cheia, ter colocado um bocado de uvas na boca de uma pessoa, ter chamado o garoto de boiola e por aí vai…

    • Disimo disse:

      Mirella,

      Foi o que eu propus: ao mesmo tempo em que eu penso ser absurdo, também tem o lado da hipocrisia: será que não faríamos algo semelhante ou até pior?

      Obrigado pelo comentário e pela visita. Apareça sempre!

    • Marcelo Gato disse:

      mirella, eu não faria este tipo de comentário, se vc faria, vc é igual a eles. foi preconceito, sim, e vá aprender a escrever, vai.

      • Disimo disse:

        Marcelo,

        O ponto levantado com relação a uma tradução equivocada é válido. Agora, a ironia do “Garota de Ipanema” e a risada asquerosa do Luciano Huck são extremamente preconceituosas. Estou contigo no teu ponto.

        Obrigado pelo comentário, pela visita e volte sempre!

    • Verônica disse:

      Sim , Mirela, mas expor isso em rede nacional ? Se essa negra fosse vc ou um parente seu , gostaria de vê-la ou ver-se sendo esculachada em um programa de TV e principalmente por dois imbecis mauricinhos que não sabem o que é não ter dinheiro para mudar o visual… Olhe, para ver Luciano Huck tem dinheiro e é o apresentador mais feio da Tv , porém o cara se acha o gostosão.

  3. Leandro disse:

    Acho que o ponto a ser observado com tristeza é o programa não ter uma preocupação quanto a esta “infelicidade” na hora de editar. Pior ainda, traduzir de maneira equivocada.

    Deve existir uma responsabilidade da emissora quanto ao conteúdo que é exibido em sua programação. Ao menos deveria.

    De fato, como foi observado pelo Marcelo, a ironia e a reação de ambos foram preconceituosas e lamentáveis em rede nacional ( e internacional) . Isto é inquestionável.

    • Disimo disse:

      Leandro,

      De fato: a emissora poderia ter cortado. Mas não o fez. Isso suscita que tipo de entretenimento estamos valorizando e compactuando.

      Muito obrigado pelo comentário, pela visita e até a próxima!

  4. Alcyane disse:

    Quando vi o fato a primeira coisa que pensei foi: Pq eles nao cortaram isso?

    Achei estranho, mas depois cheguei ate a pensar que tinha entendido mal.

    Mas agora ja foi, sinceramente vergonha alheia!

  5. André Lemos disse:

    Não sei o que é pior: o apresentador, o convidado ou quem assiste a um programa desses. No fundo acho que são todos iguais. O Ashton deve ter ganho uma grana preta pra pagar aquele mico. O Huck ganha uma grana preta pra fazer os outros pagarem mico. E quem dá audiência para programas desse tipo banca tudo isso. A brincadeira foi infeliz. A frase foi infeliz. E nós, infelizes brasileiros desdentados, continuamos estendendo o tapete vermelho e distribuindo sorrisos para todos que vem de fora.

    • Disimo disse:

      André,

      Assistir é um mal-necessário para que possamos dar voz ao combate desse tipo de preconceito. Precisamos assistir para denunciar e tirar esse preconceito do ar!

      Obrigado pela visita, pelo comentário e volte sempre!

  6. Ana Lígia disse:

    Quando a mulher elogiou o Luciano, ele agradeceu. É evidente que o ela se dirigia a ele, ou vocês acham que ela conhecia esse tal de Ashton Kutcher? Achei lamentável a tradução que a Rede Globo fez da fala de Kutcher, mas considerando a pobreza do inglês do Luciano, não me admira a falta de bom senso de quem fez a tradução.
    Fica claro pela entonação que o americano não teve a intenção de ofendê-los, mas simplesmente percebeu o que poucos brasileiros são capazes de perceber: que a “garota de ipanema” branca, loira, linda e de classe, nunca existiu. Mulheres como essa, sem dentes, com uma criança faminta nos braços, é que são a cara, não só do Rio, mas de todo o nosso país. Ingênuo de quem ignora esse fato, e ainda se acha no direito de se sentir ofendido quando um gringo nos joga na cara a nossa própria hipocrisia.

    • Disimo disse:

      Ana Lígia,

      Obrigado pela visita, pelo comentário e volte sempre!

    • Verônica disse:

      E o pior que quando Luciano Huck se candidatar a presidente pode ganhar com a ajuda dessas garotas de Ipanema humildes que são humilhadas por ele e que mesmo assim o idolatram

    • Ju Ribeiro disse:

      Vi agora pela primeira vez e senti o mesmo que Ana Ligia. O A.Kutcher falou “it’s awful” na reação imediata que teve ao ver as mulheres se aproximando. Não soa como zombaria, mas como uma decepção/espanto com o contraste que as mulheres pobres faziam em relação aos outros passageiros, ao cenário no qual estavam – a praia famosíssima onde fica o luxuoso hotel em que ele se hospeda – e também ao que o Huck tinha acabado de falar: que é tão agradável e tal. A IRONIA COM GAROTA DE IPANEMA FOI DIRIGIDA AO BRASIL. O estrangeiro deu uma risada sem graça, olhou pra baixo e parou de rir. FOI O BRASILEIRO QUE RIU – e nem foi só das mulheres, foi também da reação do gringo, e da situação bizarra que se formou, que não o atingi nem o comove, ao contrário da imagem que ele fabricou de si.

  7. Luisa disse:

    Fico mais desencantada é com a constatação de que tem gente “jovem e bonita”, além dos velhos, pobres e feios, que ainda teima em assistir àquele poço de preconceito, esnobismo e puxa-saquismo representado pelo casal mais arrogante que conheço. Amigos íntimos dos poderosos – como o governador do Rio de Janeiro que lhes concedeu direito de construir uma mansão em Angra em troca do contrato com a primeira dama – ou promovendo jantares para políticos e abrigando astros internacionais. Um país de desdentados e famintos, é claro, só lhes serve pra queimar em calderões.

  8. Carol Menezes Ortiga disse:

    Disimo, sua observação é, além de politicamente correta, muito válida para reflexão!
    O comentário foi sim preconceituoso e vil. Também cheguei a pensar como a Alcyane “pq não cortaram?”, mas, de certa forma acho que foi providencial sabermos o que pensa essa gente. Stalone saiu daqui, depois de usar nosso cenário natural para suas gravações e contracenar com gente nossa, falando que era um país de macacos… Ashton ironiza a pobre mulher pela sua condição étnica e social… E Luciano ainda sorri de tudo isso!
    Para mim, que já trabalhei com serviço social, não fica difícil concluir que eles fazem parte do estufo de categorias que fazemos quando trabalhamos com isso. Avaliem a condição financeira de ambos desde sua infancia. Utilizem a internet para pesquisar e concluam o óbvio. gente que nunca passou dificuldades e não conhecem de perto o que é viver no limite da pobreza.
    Mostrar isso num programa de tv não vale. Pois a audiência que causa, os tornas apenas mais ricos e consequentemente mais distantes da pobre “garota de ipanema” como ironizou Ashton.
    Poupem-me de defesas esdrúxulas para este caso. O público pode até ser economicamente desfavorecido, mas burro ninguém aqui é.

  9. Monique disse:

    Penso que o Luciano foi infeliz. Não é ele o “vendedor de sonhos” da tv brasileira?

    Tsc, tsc, tsc.
    #fail, Luciano!

    • Disimo disse:

      Monique,

      Mundo hipócrita: vendo sonhos e, nem espero você virar, rio da miséria na tua cara.

      Obrigado pela visita, pelo comentário e volte sempre! 😉

      • Monique disse:

        hummmmm… Olha, Di.
        Eu vi o video de novo… Dá a impressão que ele diz “It’s so awful” pela situação de um monte de gente se aglomerando ao redor e reconhecendo os dois…

        Aí eles ficam sem graça e começam a rir, o Ashton tá até com carinha de vergonha.

        Acho que temos um exemplo clássico de ERRO DO TRADUTOR, dando uma interpretação completamente repugnante a algo que não tem nada demais.

        É a minha visão como tradutora mesmo.
        Beijo!

      • Disimo disse:

        Então, mas e a ironia da “Garota de Ipanema”? =/

        E sei lá, o Luciano Huck, pelo menos é o que me parece, ri da mulher no sentido de nojo, asco ou algo assim…Posso estar sendo muito sensível, mas…sei lá. E, de fato, a tradução pode ter sido – ou foi – extremamente infeliz.

        Mesmo com a múltipla interpretação, o episódio todo continua sendo lamentável…=[

  10. se fariamos ou não o mesmo que eles e se seria ou não hipocrisia criticar esse comportamento não vem ao caso,
    pq, principalmente oLuciano Huckr tem que perceber seu lugar na sociedade, como parâmetro de admiriação entre o grande público brasileiro que tem essas características “zuadas”.
    O que ele fez nada mais foi que criticar seu próprio público, então eu só queria saber, o q ele faz na televisão, se nem seu próprio público ele sabe respeitar?

    • Disimo disse:

      Cacau,

      Não gosto do Datena, mas a expressão que ele adora usar, o tal “tapa na cara da sociedade”, acho que cabe bem nesse contexto.

      Obrigado pela visita, pelo comentário e apareça sempre!

  11. Prix disse:

    Eu sinceramente vi essa parte do programa e tbm fiquei meia chocada a forma que foi falado pois tbm interpretei desta forma(deboche), mas acredito que tem dois lados essa historia acho inclusive a grande hipocrisia disso tudo é que nos msm temos este conceito em nossas cabeças, neste caso virou uma comoção porq foi pra midia e é um artista fazendo graça , mas no decorrer de nossas vidas fazemos isso tbm , o q ficou pior é q ficou escrachado, a verdade foi jogada na nossa cara, mas na realidade um dia ou em algum momento algo parecido passou em nossas cabeças
    hipocrisia pra mim é negar a sua propria verdade,acho facil demais criticar as pessoas mas é dificil reconhecer que tbm erra. A piada foi desnecessaria? Sim , mas gostaria de saber uma coisa ninguem aqui nunca fez piada desse tipo ou ate pior? ou aqui todo mundo acha tudo lindo? todas as pessoas sao boas? todo mundo é lindo por fora ? e por dentro? ninguem nunca fez piada com aquele grupinho de amigo sacaneando qualquer coisa ex: ai olha a roupa daquela pessoa,nossa que gorda , que feia, ai muito branca , ai muito negra, ai olha o cabelo,ai cheio de piercing de tatoo deve ser marginal , plz gente preconceito existe e todo mundo tem a unica coisa q difere e o tipo de preconceito ou seja naum sendo melhor do que foi passado no caldeirão do Huck.

    Bem é minha opinião neh.

  12. Rodrigo disse:

    Eu achei completamente pejorativo, ainda mais pelas risadas do Luciano! Ai vem o questionamento: Será sincero quando ele abraça aquelas pessoas mais humildes, desdentadas, sujas, que muitas vezes ocorre quando ele vai nas casas para fazer o Lar doce Lar, ou no lata velha??? Mandei esta questão no CAT (Central de Atendimento ao Telespectador), pois eu fiquei revoltado, me coloquei na figura daquela mulher! Poderiam ter o bom senso de ter editado tal imagem, o que os olhos não veem, o coração não sente, não é mesmo???

  13. Aninha disse:

    Acho q o Luciano riu no embalo de tudo aquilo…Ele nao quis desmerecer ninguem rindo no final, dpois da foto…. Eh incrível q se as pessoas acertam 99% ninguem fala nada, mas se erram 1% eh nisso q se foca e se fala…. Ja o Ashton foi espontaneo d+ fazendo o comentario. Mas eh simplismente o jeito dele…

  14. Josi disse:

    Acho que é aquela coisa, o cara é conhecido como politicamente correto, apoia causas sociais nos EUA, e o casal global é vendido ao Brasil com a mesma imagem, daí a identificação entre eles que supostamente iniciou uma amizade, e como toda amizade, tiveram momentos em que sentiram liberdade para se expressarem como realmente são, que como qualquer outra pessoa também têm seus defeitos, falam mal dos outros, fazem coisas que são consideradas bobas e falta de educação, acho que essa foi a prosposta do programa, que eu não costumo assistir,mas não sou hipócrita a ponto de não admitir que eu ou você e qualquer pessoa quando se sente segura de que a pessoa não vai ouvir ou ficar sabendo (por uma questão de educação) também faz esse tipo de comentário!!
    Mas a equipe do Luciano apostou numa fórmula à la two and a half men que deu certo e atingiu os picos de audiência que a globo queria, e quem acredita que eles, ricos e famosos conhecem e sentem realmente empatia por essas pessoas que são a verdadeira cara do Rio? Pessoas como aquelas pobre mulher que nem deve ter percebido que foi escrachada em plena rede nacional e ainda ficou feliz de aparecer na TV, nem reparou na ofensa do seu ídolo! Sem dentes e sem senso crítico, esse é nosso país!!

  15. Arthur disse:

    sabe… independente da situação do Brasil, um comentário desse, na maior rede nacional de televisão é descabido. se a mulher é feia ,sem dentes e pobre e busca contato com alguém que ela vê na televisão e gosta e neste momento o tal alguém a ridiculariza sem que ela perceba, a uma falta de valores, de ética , de noção de qual é seu dever na sociedade. se é racismo ou não só eles dois sabem. Mas eu como qualquer espectador critico que por uma infelicidade do momento assisti isso me senti muito mal com este comentário. Eu sou negro e jamais vi nenhum ator americano\europeu\o que for ,fazer este tipo de comentário para uma mulher branca desdentada de Copacabana
    A hipocrisia está em proteger duas figuras publicas que ganham milhões e se sentem acima da sociedade.

    vlw Di mto bom publicar isso no seu blog . continue assim

  16. Arthur disse:

    outra coisa que esqueci de falar : oque eu acho necessario falar do que eu não gosto das outras pessoas, eu falo para eles e não baixinho pra so que meu quero ouvir e rir

  17. Jedielson disse:

    Emisora popular… Essa mulher desdentada e feia assiste as novelas da globo, ela é com certeza uma das pessoas que fazem a Globo ser grande. Eu me sinto REVOLTADO com essa MERDA de comentário, e do SHOW DE INGORÂNCIA que o tucano demonstrou… Pode ter sido apenas uma gafe, mas a edição manteve o gafe e dando enfase.

    No final do video (5:18), uma passageira surge do nada, sem dizer oi, nem nada, mas nem seu rosto aparece, com certeza é mais uma garota inocente que assiste malhação e que foi vitima de PRECONCEITO.

    MERDA DE TELEVISÃO, MERDA DE APRESENTADOR, ATOR FILHO DA PUTA.

    Abaixo o PRECONCEITO, a desdentada “ridícula” é NOSSA COMPATRIOTA, NOSSA IRMÃ.

  18. Antonio disse:

    Ele fez um comentário que muitos fazem no interior de seus carros quando veem pessoas como estas nas ruas. E ainda comentou tipo: “é essa a garota de Ipanema que vocês vendem pro mundo”. Não foi algo do tipo denúncia, mais se percebe que ele solta algo como um putz antes de dizer a frase. Foi irônico e infeliz. Demonstrou em rede nacional a hipocrisia dos ricos e como eles “ajudam” estas pessoas fazendo delas momentos de humor para suas vidas.

  19. Danilo disse:

    Por estarmos em um país predominantemente católico, ter dinheiro é algo ruim. Pecaminoso.
    Veja que o texto acima qualifica a pessoa como humilde, no sentido de pobreza.
    Ora, pobreza não é sinônimo de humildade.
    Já vi inúmeros pobres arrogantes e ricos humildes.
    Essa é a hipocrisia.

  20. Rosi disse:

    Concordo plenamente. Fiquei resoltada ao assisti. Fiz o comentario no blog do Huck. Deveriamos fazer um ato de repudio contra a atitude desrespeitosa e discriminatoria deles.

  21. Manuca disse:

    Também sou tradutora e It’s so awful é ainda pior do que It’s ugly ou algo do gênero. Está mais para:
    terrível
    horrível
    horroroso
    medonho
    Colocando no contexto, com a frase irônica de “a garota de ipanema” configura uma insensibilidade e um desprezo pela pobreza. A risada do apresentador, denota um deboche das mulheres, risada essa que não deveria existir sendo ele um brasileiro que lida sempre com os sonhos de tanta gente necessitada.
    Se fossem duas gostosonas de ipanema, tinham ganhado uma carona;

    É uma pena que tenha dado picos de audiência, a nossa televisão é o retrato de como eles esperam que fiquemos: imbecilizados, fúteis, aculturados…massa de manobra.

  22. Rosi disse:

    Se esquecem que se esta falando do Huck, um marqueteiro nato, e independente da intencao, o que vale e o factual, a exposicao, o desrespeito, o cinismo para com duas senhoras e uma crianca negras.

    Gannhou ainda mais dinheiro com tal quadro, as custas daquelas pessoas tb; tudo o que tem vem da oportunide de entrar na vida dessas pessoas, com a miseria dessas pessoas; fez da responsabilidade social o seu discurso. Acabou lutro dia com o Bossonaro, e ganhou ainda mais confianca, mais dinheiro…entao tem sim que ser julgado, criticado, ser posto em crise, para que tenha nocao de seus atos, que perceba que alem da tela ha pessoas que pensa, sente, merece respeito

    • Verônica disse:

      Estranho, por que se fose com o Rafinha Bastos novamente, teria que mudar até de planeta , mas como é com um global nada acontece… O Luciano Huck não mexe com Wanessas Camargos (pelo contrário, com elas defendem até a espinha) já com as marias, josés são motivos de piadinhas imbecis. Esse é o Psdbista que conhecemos.

  23. Mariangela disse:

    Imagine vc ser filmado elogiando alguém que te ricularisa em seguida? só o Luciano pra achar engraçadissímo. feia ou bonita, não merecia passar por isso em rede nacional. nota zero Globo!

  24. Maria disse:

    Luciano Huck foi preconceituoso sim! Lamentável!

  25. Caro Disimo, boa tarde! sei que se passaram semanas desde que foi ao ar o lamentável episódio, mas mesmo assim não esqueci e hoje cliquei palavras-chaves e felizmente encontrei seu blog!

    Não quero ser mui dramática, porém minha mãe, que está com doença grave, de cama e assistia ao CH, fã do Luciano H, e das “ajudas” do programa, ao ver esse episódio, ela ficou muito sem graça e emudeceu quando ele riu da mulher! eu que sempre critico esses programas, fiquei na minha…e senti, eu, vergonha de estar certa quando ela disse: a mulher apenas quis mostrar a criança e dizer um oi! Não precisam rir dela desse jeito!

  26. Boa tarde, Disimo, eu também fiquei ofendida com o episódio, aliás esses programas me ofendem de uma forma geral. Estou acompanhando minha mãe em um leito de hospital e ela que sente uma “gratidão” pela “ajuda” que supostamente o apresentador oferece ao povo. E até então tinha uma empatia pela simplicidade do mesmo ao lidar com o povo. Mas tudo foi por terra ao ver isso. E eu senti uma profunda admiração pela inteligência de minha mãe, ela mesma uma mulher negra; e com pouca instrução formal, ao ouvir dela o comentário: realmente eles fingem muito bem gostar do povo!

  27. Hanz disse:

    huck é um sionista perigoso, porem esse post é de uma infantilidade e estupidez só comparáveis a falta do que fazer do autor deste blog, atacar o amiguinho do governador em casos bobos como esse tira do foco outros muito mais relevantes como o deste cidadão se apropriando de reservas naturais do estado.

  28. Pessoal isso é cruel, tenho um problema dentario e tive q arranca um dente da frente pq tá nascendo um original. essa situação, e muito triste,choro toda hora, as pessoas são muito crueis o alhar d dspreso mata por dntro. Só queria lembra q ninguém escolher ser assim,como ninguém q ser paralito,deficiente ou um outro dfeito qualquer. Tenham seus direitos d acha e pensar o quizer,mas por favor n sejam crueis. Já entrei em dpressão,me isolei do mundo mas como Deus e maior me sinto forte.

  29. Slash disse:

    Eu vi este programa e chego a conclusão de que o Huck acha a maioria do povo brasileiro pitoresco, alegre, ignorante, miserável, resignado, deslumbrado(os cariocas são assim com gringos,opinião comprovada pessoal),hospitaleiro.
    Na opinião dele o povão não tem futuro, então tem que idolatrar estes atores classe C de Hollywood que já deixou de ser oque era há muito tempo

  30. Pingback: “Se é leniência eu não sei, mas se idiotice fosse crime o Luciano Huck pegava perpétua” | Maria Frô

  31. Pingback: Luciano Huck ensaia cafetinagem nas redes sociais | Luizmuller's Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s