Limites do jornalismo

Até que ponto determinadas ações podem ser feitas em nome jornalismo? Aliás, quais são os limites éticos para exercer a profissão?

Ronaldo recentemente se aposentou. Como justificativa, falou em motivos de saúde – um deles o hipotireoidismo, doença que, segundo o jogador, o impedia de perder peso e cujo tratamento seria considerado dopping (não é bem assim, segundo médicos).

Agora, o jogador é flagrado fumando e ingerindo álcool – e não é a primeira vez.

O tal “flagrante” revela um total descomprometimento do jogador com sua própria saúde. Mas há um porém, que talvez supere o próprio conteúdo da foto acima.

O antigo fenômeno foi fotografado dentro de sua casa, de forma extremamente invasiva. Notem que o fotógrafo burlou um muro e entre as cercas da casa do ex-atleta fez o “flagrante”. Isso não é trabalho de fotojornalista. É ação de “papparazzi” dos mais incovenientes e antiéticos que existem. A privacidade do lar é inviolável – salvo em casos de justificado interesse público, o que não é o caso.

Se Ronaldo estivesse em um lugar público fumando e bebendo podemos deduzir sua vontade de ser visto assim, logo, a foto seria um escândalo. Como o fato ocorreu em ambiente privativo, o ex-jogador faz muito bem em processar o “profissional” que o fotografou em tais circunstâncias.

—-

Mas, e você? O que acha? Quem está com a razão? Ronaldo? O fotógrafo? Ou nenhum dos dois?

Anúncios

Sobre Diego Moura

Jornalista com experiência em comunicação corporativa na área de mineração e assessoria de imprensa em organização pública. Um dos autores do livro-reportagem "Não foram apenas as unhas - As mulheres no inferno da ditadura". Atualmente, tem interesse em trabalhos em redação e cobertura jornalística. É autor do blog "Textos para pensar".
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Limites do jornalismo

  1. Pingback: Tweets that mention Limites do jornalismo | Blog do Disimo – Textos para pensar -- Topsy.com

  2. Marcelo Rocha disse:

    Acho que continua gordão do mesmo jeito.diz ele que tem hípertiroidismo mais que fumava 2 masos de cigarro desde os 20 ele não fala haha

    • Disimo disse:

      Pois é, cara! Um absurdo o fato de ele fumar sendo um ESPORTISTA. Mas, nesse caso, ele está na casa dele…se quiser ficar pelado lá dentro, ninguém tem nada a ver com isso. O problema é a circunstância da foto…eu acho =)

  3. carina disse:

    Acho que muitas vezes a pressão colocada no jornalista para “fazer”notícia e ter um super furo interessante faz com que esse tipo de falta de ética aconteça.

    O cara não deve ter pensado nas consequencias direito. Ficou feliz em ter pego um flagra e foi logo publicando, lição para não fazer de novo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s