Dois pesos

Do Opera Mundi

EUA ajudarão ativistas digitais a burlarem restrições na rede

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, anunciou nesta terça-feira (15/02) que destinará este ano mais de 25 milhões de dólares a projetos que ajudem “ativistas digitais” a contornarem restrições de “governos repressivos” na internet.

“Não há nenhuma varinha mágica na luta contra a repressão na Internet; não há nenhuma aplicação para isso”, disse Hillary em um esperado discurso sobre a liberdade da internet, onde adiantou que lutará contra as barreiras, os filtros e os bloqueios impostos por governos à rede com “múltiplas” tecnologias para estar sempre “um passo à frente” dessas políticas.

Leia mais:
Pela internet, grupo organiza manifestação mundial para pedir renúncia de Mubarak
Internet é parcialmente restabelecida no Egito
Egípcios conseguem burlar bloqueio à internet

Nos últimos três anos, os EUA destinaram mais de 20 milhões de dólares a este fim, mas agora decidiu intensificar sua ajuda e desembolsar mais de 25 milhões de dólares, que serão utilizados para criar tecnologias e aplicações múltiplas, além de formar ativistas, opositores e membros da sociedade civil para burlar as barreiras.

Desta maneira, os internautas podem se adaptar constantemente às ameaças que enfrentam na rede com novas ferramentas, porque “sabemos que governos repressivos estão constantemente inovando” para criar novas barreiras como na China, Irã, Síria, Vietnã, Mianmar e Cuba, e mais recentemente no Egito.

Anúncios

Sobre Diego Moura

Jornalista com experiência em comunicação corporativa na área de mineração e assessoria de imprensa em organização pública. Um dos autores do livro-reportagem "Não foram apenas as unhas - As mulheres no inferno da ditadura". Atualmente, tem interesse em trabalhos em redação e cobertura jornalística. É autor do blog "Textos para pensar".
Esse post foi publicado em Jornalismo, Mídia, Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s