Redes sociais na imprensa corporativa

Do Portal Comunique-se

A maioria das empresas não sabe utilizar as redes sociais, avaliam especialistas

Saber utilizar as redes sociais para promover a marca, fazer campanhas comerciais, se aproximar dos consumidores e conseguir lucro por meio deste espaço é o que desejam diversas companhias do Brasil. Mas será que até o momento esse desejo está se realizando na prática? De acordo com especialistas que participaram do Social Media Week, nesta quarta-feira (9/2), a resposta é não.

De acordo com Renato Shirakashi, diretor de tecnologia da Scup, empresa voltada para o monitoramento nas mídias sociais, a maioria das empresas tem que se readaptar neste nicho do mercado e aprender que as redes sociais não é o lugar propício para “somente vender”. “A natureza das redes sociais é a conversação e as empresas entram nelas com um olhar unilateral”, disse.

A CEO da Ibope/NetRatings, Fábia Juliasz, concorda com Shirakashi, e afirma que nas redes sociais as pessoas estão à procura de amigos e não de produtos para comprar. “Não podemos esquecer que o objetivo da rede social é se socializar, afirmou o executivo. “As marcas têm que saber que as pessoas querem conversar com amigos. Elas (empresas) têm que ter noção disso e para conseguirem se inserir nesse mundo”, completou Fábia.

ROI
Sobre ROI (retorno sobre investimento), o diretor da Scup explica que muitas empresas não sabem a importância de se investir nas mídias sociais. De acordo com ele, se durante os próximos 15 anos elas permanecerem com essa ideia, isso pode ser “um perigo, com marcas podendo até acabar”.

“O investimento em mídia social é a longo. Crianças nascem mexendo no computador e muitas empresas não sabem como se comunicar esse público”, criticou Shirakashi.

Anúncios

Sobre Diego Moura

Jornalista com experiência em comunicação corporativa na área de mineração e assessoria de imprensa em organização pública. Um dos autores do livro-reportagem "Não foram apenas as unhas - As mulheres no inferno da ditadura". Atualmente, tem interesse em trabalhos em redação e cobertura jornalística. É autor do blog "Textos para pensar".
Esse post foi publicado em Cotidiano, Jornalismo, Mídia e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s