Blaving: rede social de voz

Do Convergência Digital

Rede social de voz desembarca no Brasil

A PMovil, empresa especializada no desenvolvimento de aplicativos e conteúdo para celulares, como o portal de downloads Toing, anunciou nesta quinta-feira, 03, o lançamento oficial do Blaving, rede social de voz. A rede opera desde o final de dezembro, mas somente esta semana teve sua versão beta colocada no ar e, de acordo com Fabian de la Rua, CEO da PMovil, já conta com cinco mil usuários.

Para colocar a nova rede no ar, a companhia prevê investimentos de US$ 1,5 milhão nos primeiros três meses de 2011. Neste valor estão incluídos os gastos com pesquisa e desenvolvimento, pesquisa de mercado, iniciativas de marketing e propaganda.

“Nosso foco sempre foi o desenvolvimento de aplicativos móveis e acreditamos que com o Blaving chegamos ao conceito 2.0 de fato, integrando internet, celulares, smartphones e tablets”, explica.

O executivo afirmou que o objetivo da rede é chegar a cinco milhões de usuários em seu primeiro ano de operação. Para isso, o Blaving nasce com integração a outras redes sociais, como Twitter, Facebook e Orkut. Além disso, o aplicativo já pode ser baixado para os sistemas iOS, Android e Blackberry. “Nos próximos dois meses oferecemos aplicativos também para celulares com sistemas operacionais baseados em Java”, diz de la Rua. Do lado da infraestrutura, a rede conta com a hospedagem na nuvem da Amazon Web Services, nos EUA, para garantir a escala necessária ao seu crescimento.

Sobre o modelo de negócios, de la Rua afirmou que ele será baseado em publicidade, que deve começar a ser vendida no segundo semestre deste ano. “Como a característica do Blaving é a voz, estamos pensando em um formato que não seja baseado apenas em banners, mas que também tenha áudio”, disse o executivo, sem revelar suas expectativas de faturamento.

O que é

Na prática, o Blaving é uma rede social que permite postar mensagens de áudio de até dois minutos. A postagem pode ser feita via web ou por meio de celulares, smartphones e tablets. Seguindo o modelo do Twitter, os usuários podem seguir e ser seguidos, escolher favoritos, compartilhar mensagens e contar com recursos de geolocalização.

“O público latino, principalmente, é comunicativo e por isso receptivo a inovações que usem recursos de voz. A popularização dos celulares no Brasil é uma prova e por isso acreditamos que uma rede social como o Blaving é ideal para este perfil de usuário”, diz de la Rua.

Anúncios

Sobre Diego Moura

Jornalista com experiência em comunicação corporativa na área de mineração e assessoria de imprensa em organização pública. Um dos autores do livro-reportagem "Não foram apenas as unhas - As mulheres no inferno da ditadura". Atualmente, tem interesse em trabalhos em redação e cobertura jornalística. É autor do blog "Textos para pensar".
Esse post foi publicado em Blogosfera, Cotidiano, Variedades e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s