20 anos da queda do Muro de Berlim

Dia 9 de Novembro de 1989 foi um marco na História: derrubaram o símbolo de mais de 4 décadas de conflito entre as duas superpotências – EUA e URSS. Serão comemorados os 20 anos da queda do Muro de Berlim. As tentativas de transpor a construção ceifaram inúmeras vidas, surgindo também inúmeros casos curiosos, e ao mesmo tempo, tristes: famílias separadas que só se reencontraram com a derrubada da parede de isolamento. Mesmo após tanto tempo, ainda há preconceito dos berlinenses ocidentais contra os orientais. O muro caiu, mas ainda há uma barreira ideológica muito forte a ser observada.

Os vídeos abaixo reproduzem imagens da época, sendo o último um documentário especial, devido às comemorações dos vinte anos da queda:

A Folha Online traz uma reportagem especial sobre o tema. É só aguardar, pois em breve todos os jornais e programas de TV farão reportagens especiais para cobrir o tema. Com certeza vale a pena ficar ligado na cobrança do assunto nos vestibulares. Pesquisar mais sobre a Guerra Fria e suas implicações para o momento de hoje, e de ontem, se faz necessário.

Anúncios

Sobre Diego Moura

Jornalista com experiência em comunicação corporativa na área de mineração e assessoria de imprensa em organização pública. Um dos autores do livro-reportagem "Não foram apenas as unhas - As mulheres no inferno da ditadura". Atualmente, tem interesse em trabalhos em redação e cobertura jornalística. É autor do blog "Textos para pensar".
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s