As bases estadunidenses na América do Sul

Acordo militar entre EUA e Colômbia preocupa região

Da BBC Mundo em Washington


Em Washington, muitas pessoas não entendem a relevância continental do acordo entre Estados Unidos e Colômbia para que militares americanos usem as bases colombianas.
As bases colombianas serão usadas pelos americanos em substituição à base de Manta, no Equador, que será devolvida aos equatorianos no próximo mês.

Desde que foi lançado o Plano Colômbia, com financiamento dos Estados Unidos para combater o narcotráfico e o que é chamado de “narcoguerrilhas”, as relações militares entre Colômbia e Estados Unidos tornaram-se o centro de críticas e suspeitas.

Em geral, os círculos políticos e militares da capital americana valorizam a importância estratégica da Colômbia dentro do esquema de luta contra o tráfico de drogas e dos planos de segurança hemisférica, mas esta discussão não é simplesmente técnica.

E quando entram em jogos as considerações geopolíticas, as coisas complicam-se. No episódio mais recente, isso aconteceu não apenas junto a países retoricamente hostis contra a Colômbia, como é o caso de Venezuela e Equador, mas também com tradicionais aliados, como Brasil e Chile. Isso foi o que mais surpreendeu neste episódio.

Para ler o restante da matéria.

A questão é a manutenção do quintal dos EUA. Querem a Amazônia. Querem mostrar à Venezuela quem é que fala mais alto na América, bem no período em que este país começava a se reaproximar diplomaticamente da Colômbia. O messias Obamas começa a por suas manguinhas de fora.

É isso aí minha gente, a cor é diferente, mas a política é a mesma.

Anúncios

Sobre Diego Moura

Jornalista com experiência em comunicação corporativa na área de mineração e assessoria de imprensa em organização pública. Um dos autores do livro-reportagem "Não foram apenas as unhas - As mulheres no inferno da ditadura". Atualmente, tem interesse em trabalhos em redação e cobertura jornalística. É autor do blog "Textos para pensar".
Esse post foi publicado em Mídia, Política. Bookmark o link permanente.

2 respostas para As bases estadunidenses na América do Sul

  1. Prof Toni disse:

    E ainda tem a questão do controle estratégico sobre a Bacia Amazônica, fator fundamental para um mundo que se anuncia carente de tal recurso ainda neste século.

  2. Disimo disse:

    As disputas agora são por petróleo…daqui a pouco pela água…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s