Futebol é usado para lavagem de dinheiro e tráfico humano, diz estudo

Futebol é usado para lavagem de dinheiro e tráfico humano, diz estudo

Uma investigação em mais de 20 países divulgada nesta quarta-feira conclui que a indústria do futebol está sedo usada por quadrilhas criminosas para lavagem de dinheiro e tráfico de pessoas.

A Força-Tarefa Financeira – uma agência intergovernamental responsável por rastrear recursos provenientes do crime – afirma que a importância econômica cada vez maior do futebol transformou o esporte em alvo preferencial de quadrilhas de lavagem de dinheiro.
“O fluxo de muito dinheiro nos esportes tem efeitos positivos, mas também há consequências negativas”, diz o documento. “Há um risco mais alto de fraude e corrupção, dada a quantidade de recursos em jogo.”

De acordo com a investigação, criminosos em busca de “legitimação” de seus recursos ilícitos cada vez mais compram clubes e financiam a transferência de jogadores e atividades de apostas.

A força-tarefa conclui que o futebol é especialmente atraente para quadrilhas criminosas porque a estrutura do setor facilita a entrada de recém-chegados. Segundo a investigação, há muitos envolvidos, diversos órgãos legais e muitas vezes falta profissionalismo na administração dos clubes.

Para ler na íntegra: BBC

Anúncios

Sobre Diego Moura

Jornalista com experiência em comunicação corporativa na área de mineração e assessoria de imprensa em organização pública. Um dos autores do livro-reportagem "Não foram apenas as unhas - As mulheres no inferno da ditadura". Atualmente, tem interesse em trabalhos em redação e cobertura jornalística. É autor do blog "Textos para pensar".
Esse post foi publicado em Cotidiano, Esportes, Mídia, Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s