Panis et Circensis

O título se refere à política durante o período do Império Romano, onde os plebeus perderam seus direitos e passaram a viver apenas com entretenimento provido pelo Imperador, sem questionar. Durante as exibições (circensis – circo) eram distribuídos pães (panis) aos expectadores.

Alguém ai pode me responder como será a Copa do Mundo no Brasil em 2014?

A forma arbitrária como esse delicado assunto está sendo tratado é mais que preocupante, é revoltante. Faz-se uma farra impressionante como se a Copa fosse algo meramente de entretenimento, sem levarem em conta a situação precária na qual vive o povo brasileiro.

Principalmente a Globo (como hoje foi feito no pré-jogo) defende o evento com unhas e dentes. O governo está pouco se importando se o que for construído será usado depois da Copa ou não. Ninguém se importa se a população está sem educação, sem emprego, sem saúde e sem comida. Basta prover o circo, a diversão para a “massa” (pois afinal de contas é a massa).

Aí vem a justificativa mais porca de todas: trará melhorias para a população, por exemplo, nos transportes. Oras, o transporte é um direito do cidadão garantido por lei, e não uma consequência de um evento esportivo!

Mas o que importa é o povão continuar sendo o povão, ignorante. Como li no Blog Se 1 ler tá bom:
“Para formar a Sociedade Feliz…, é necessário que um grande número de pessoas continue a ser ignorante e pobre”, assim escreveu Bernard Mandeville, ainda no século XVIII, em seu “The Fable of the Bees”.
Tudo ficará como nos jogos do PANdemônio do Brasil: obras feitas às pressas, desperdício de dinheiro público e abandono!

Vila Panamericana – Rio 2007

Anúncios

Sobre Diego Moura

Jornalista com experiência em comunicação corporativa na área de mineração e assessoria de imprensa em organização pública. Um dos autores do livro-reportagem "Não foram apenas as unhas - As mulheres no inferno da ditadura". Atualmente, tem interesse em trabalhos em redação e cobertura jornalística. É autor do blog "Textos para pensar".
Esse post foi publicado em Cotidiano, Política. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Panis et Circensis

  1. Prof Toni disse:

    Sem contar que a “massa” mal poderá chegar nas portas dos Estádios, afinal o preço dos ingressos não é pra qualquer um…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s