“Toque de recolher”

Não, não são os morros cariocas depois da morte de algum chefão, ou alguma zona de guerra que figuraram nos noticiários dessa semana. O “toque de recolher” – que consiste em um horário limite para menores desacompanhados dos pais permanecerem nas ruas, havendo orientação e punição para os “desobedientes” – teve origem no interior de São Paulo, mais precisamente nas cidades de Fernandópolis. A medida foi implantada em 2005, e essa semana as cidades de Ilha Solteira e Itapura aderiram à lei (já faziam parte Fernandópolis, Meridiano, Macedônia e Pedranópolis).

“Segundo o juiz Evandro Pelarin, de janeiro a maio de 2004 – período em que as restrições não estavam em vigor -, foram registrados 131 casos de furto com participação de menores de idade em sua vara. Em 2008, no mesmo período, foram registrados 11 casos. Já os casos de lesão corporal caíram de 61 para 19.”

Para ler mais clique aqui

Segundo a entrevista que vi no SPTV, os pais aprovam a medida. Agora eu pergunto, que sociedade é essa onde os pais não conseguem controlar a hora que os filhos possam permancer nas ruas? É extremamente absurdo ter apelação à Justiça, ao Estado sobre um dever dos pais (ou responsáveis) para os menores de idade. Em breve, teremos o Estado colocando policiais em cada residência, também a pedido dos pais para suprir qualquer dificuldade que estes últimos enfrentem para “educar” os filhos.

Anúncios

Sobre Diego Moura

Jornalista com experiência em comunicação corporativa na área de mineração e assessoria de imprensa em organização pública. Um dos autores do livro-reportagem "Não foram apenas as unhas - As mulheres no inferno da ditadura". Atualmente, tem interesse em trabalhos em redação e cobertura jornalística. É autor do blog "Textos para pensar".
Esse post foi publicado em Cotidiano. Bookmark o link permanente.

2 respostas para “Toque de recolher”

  1. AllieBezz disse:

    realmenteee mtO hilárioo… para não dizer trágicoo.. euu tbm vii essa reportagem… e simplesmente falei: ‘Como se isso fosse funcionar!’… claroo q naum vaii funcionarr.. se os pais não impõem limite em seus próprioss filhoss… num ehh a Justiça q vaii imporr limitess… oO… do que vaii adiantarr esse toque de recolher?… jahh q os menores criminosos não vão respeitá-los?… hilárioo… eu não vou poder sair de casa a noite sem meus pais para ir na casa da minha prima agora… q ehh duas ruas depoiss da minha… euu vou ser punida por isso.. (risos histericos aki)… estão simplesmente tirando o direitoo de liberdade das pessoas! daki a poko vãoo colokarr leiss para educar msm.. do tipow: ‘O menor que ficar na internet depois das 22:00hrs irá ser rastreado e punido.. conforme a lei!’… Agente ri para não chorar.. oO

  2. Prof Toni disse:

    Pois é… Infelizmente, depois de anos de ditadura, alguns entendem que o contrário de repressão seja a total ausência de regras e limites, por isso abdicam do papel social de ADULTOS, que educam e ensinam e buscam transferir isso para a escola ou o Estado, quando tudo dá errado aí é só culpar “as más companias”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s