Tema apropriado

Foto: Fronteira da Bélgica com a Holanda – Foto apoio para redação FUVEST – 2009 (wikipedia)

Ontem (4/1) ocorreu a prova de Lingua Portuguesa e Redação da 2ª fase da FUVEST. O tema da redação foi que chamou a atenção: fronteiras.

A abordagem era muito ampla e abrangente, pois os estudantes deveriam dissertar sobre até 2 tipos de fronteiras apresentadas na proposta, ou não (fronteiras psicológicas, de conhecimento e etc.).
No momento em que nos situamos, falar sobre fronteiras é algo muito delicado, pois todos acompanham a guerra que acontece em Israel – Faixa de Gaza, somente esse fator já seria complicado de ser abordado, mas ai vem algo curioso.

Prega-se que vivemos na Globalização, na queda das fronteiras entre os países e a formação de um bloco único, porém o que se vê é a criação de mais e mais fronteiras, em todos os campos que se imaginam!

O tempo de hoje é o da hipocrisia. Mostra-se de um jeito, mas o que acontece é completamente inverso.
Mas não é só longe que acontecem fronteiras. Todos os dias fazemos nossas próprias fronteiras, seja quando nos fechamos em nossas casas, ou com preconceitos nos referimos às favelas, cortiços ou bairros da periferia pobre.
Infelizmente a eliminação total (ou mesmo parcial) das fronteiras será um processo longo e que está longe de realmente ser iniciado.
O que nos resta para fazer? Tentar eliminar nossas fronteiras diárias, por mais difícil e traumático que seja esse processo, pois se o exemplo não vier de uma pequena parte da população, quem disse que chegará ao restante total?
Anúncios

Sobre Diego Moura

Jornalista com experiência em comunicação corporativa na área de mineração e assessoria de imprensa em organização pública. Um dos autores do livro-reportagem "Não foram apenas as unhas - As mulheres no inferno da ditadura". Atualmente, tem interesse em trabalhos em redação e cobertura jornalística. É autor do blog "Textos para pensar".
Esse post foi publicado em Cotidiano, Vida do Disimo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s